domingo, outubro 02, 2011

TDAH – O que é isso?

 

TRANSTORNO DE DEFÍCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

Por Edinalva Soares.


O QUE É?

O Transtorno do Defícit de Atenção e Hiperatividade,é mais conhecido pela sigla TDAH,é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção,a agitação,(ou hiperatividade)e a impulsividade.

Normalmente o TDHA traz problemas emocionais, de relacionamento familiar e social além de um baixo rendimento escolar. Pode ser encontrado em crianças de 3 a 6 anos. Não toleram limites e frustrações. Dos 7 aos 11 anos, com uma combinação bastante variável de desatenção e impulsividade. Entre os 12 aos 14 anos os sintomas  mais evidentes passam a ser a desatenção e impulsividade.

QUAIS AS CAUSAS?

Se caracteriza por um defícit básico no comportamento inibitório. Há indícios de que as crianças e adolescentes com transtorno, apresentam maior imperatividade e impulsividade porque as áreas do cérebro que tem a função de comandar o freio de inibição não cumprem sua tarefa devido a um prejuízo no funcionamento deste freio, causando o problema básico das crianças que é o de não prestar atenção.

QUAIS OS SINTOMAS?

O portador do TDAH apresenta sintomas que podem ser divididos em três grupos:

- DESATENÇÃO:
Frequentemente não presta atenção a detalhes e comete erros por descuidos nas tarefas escolares,trabalho ou outras atividades.

- HIPERATIVIDADE:

Frequentemente abadona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.

- IMPULSIVIDADE:
Frequetemente da respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas.

COMO DIAGNOSTICAR?

O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde mental seja ele médico ou psicólogo,pois é de extrema relevância o conhecimento profundo do desenvolvimento de crianças e adolescentes,para a diferenciação entre o normal e o patológico.

COMO TRATAR?

Esclrescimento familiar sobre o TDAH;Intervenção psicoterápica;Intervenção psicopedagógica;Uso de medicação;Orientação de manejo para a família;Orientação de manejo para os professores.

FONTE: REVISTA – Visão missionária ANO DE PUBLICAÇÃO:10/2005 AUTORA:Angelina Martins do Rio Moreira_pedagoga e psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...